Anais

Uma terra tipicamente minhota...

A Equipa Autárquica

Foto de família dos eleitos nas Autárquicas 2017...

Junta de Freguesia

O novo Executivo saído das eleições autárquicas de 1 de Outubro de 2017...

Bom Jesus - Monte de Francos

Inauguração da Requalificação do Largo do Senhor Bom Jesus, 19 de Novembro de 2017...

sexta-feira, 30 de março de 2018

Semana Santa em Anais - – Paróquia/CNE.


Via-Sacra entre a Igreja e a capela do Bom Jesus.

A Semana Santa iniciou-se em grande, no Domingo de Ramos, com a Via-Sacra entre a Igreja paroquial e a capela do Senhor Bom Jesus. 
 Este evento, que se assume já como uma das boas tradições da freguesia, demonstra o vigor com que a comunidade vive a quadra Pascal, mas também a dedicação e entrega voluntária dos seus organizadores, ao serviço da freguesia.

Estão de parabéns os organizadores, todos os que trabalharam na sua concretização e os figurantes.
O clima de respeito e de seriedade que os figurantes imprimiram na sua participação, deu vida e ilustrou, de forma muito dignificante, a Via-Sacra.
Com condições atmosféricas tão pouco favoráveis, há que louvar o esforço dos “actores” que personificaram as figuras do relato bíblico da paixão de Jesus.

A cultura de um povo afere-se, sobretudo, pela expressividade da praxis social dos elementos culturais que a enformam e suportam - este é um bom exemplo.


Um grande “bem-haja” e muito obrigado pela vossa dedicação.










....

Nota: A contratar com tudo isto, há a registar, infelizmente, o estado lastimável que atingiu o Monte de Francos, com a execrável proliferação descontrolada de eucaliptos. Manda a lei, desde 2006, que sejam cortadas estas árvores numa faixa de 10 metros para cada lado da estrada. Como o governo está empenhado em que a lei se aplique até finais de Maio, esperemos que assim seja…

terça-feira, 20 de março de 2018

Comemoração do Dia o Pai - CNE/Paróquia

A freguesia comemorou, solenemente, o Dia do Pai, com a colaboração exemplar do Corpo Nacional de Escutas (Agrupamento  367).


No final da Eucaristia, largamente participada pela comunidade, o CNE deixou uma mensagem alusiva ao Dia de S. José - Dia do Pai e distribuiu uma prendinha a todos os pais presentes. 

Há acções, como esta, que engrandecem quem as fomenta e pratica, que dignificam toda a comunidade e que demonstram a vivacidade da cultura e a civilidade que, felizmente, une, perdura e se reproduz na freguesia de Anais.

Bem-haja a quem organizou e participou.


(E, obrigado pelo presente..)





sábado, 10 de março de 2018

Quem, quando e onde falaram de Anais - Intervenções na Assembleia Municipal sobre Anais (I)

Quem, quando e onde falaram de Anais.


Na sessão da Assembleia Municipal de Ponte de Lima do dia 22 de Abril de 2017 , os "deputados" eleitos pelo Movimento 51 apresentam um voto de congratulação pelos 500 anos do Foral Manuelino de Penela de Albergaria. 



Esta proposta de Voto de Congratulação foi apresentada pelo Dr. Casimiro Magalhães (do Movimento 51) e foi aprovada com duas abstenções. 



Aqui fica o registo do evento. 





Voto de Congratulação

No dia 16 Outubro de 2016, comemoraram-se os 500 Anos do auto de publicação do Foral Manuelino de Penela de Albergaria, cuja sede do concelho fora na freguesia de Anais. Foral este com relevância na definição actual duma grande maioria das freguesias do concelho de Ponte de Lima.

Considerando o respeito e o merecimento da história dos nossos antepassados, os usos e costumes da nossa existência, na esteira do princípio da representatividade, do espírito democrático e de independência das nossas raízes. 

O Movimento 51 propõe, assim, à Assembleia Municipal de Ponte de Lima que preste um voto de congratulação pela celebração e reconhecimento desta data histórica para a freguesia e também para o concelho.

Ponte de Lima, 22 de Abril de 2017,

0 Grupo Municipal do Movimento 51


Documento: Aqui


(Fonte:  http://www.cm-pontedelima.pt/pages/371?folders_list_11_folder_id=404)


Nota: Infelizmente, e sem qualquer tipo de explicação, os Órgãos Autárquicos da freguesia deixaram passaram, na penumbra de um quase absoluto esquecimento, esta importantíssima data.


Poucas freguesias têm tão extremosos motivos para se orgulharem do seu passado histórico, mas talvez em nenhuma se veja um tão grande "alheamento" (para não dizer desprezo), falta de brio e de vontade de enaltecer o que de mais nobre existe na sua terra.  

Seja por esquecimento, seja "inércia" cultural... é pena!

domingo, 4 de março de 2018

Capela do Senhor Bom Jesus do Monte alvo de ladroagem.

Lamentavelmente há registar a informação de mais um assalto à capela de Senhor Bom Jesus.


Embora o valor do furto fosse insignificante, quer pelos estragos, quer pela ofensa perpetrada contra o património e o respeito que este lugar deve merecer, aqui fica o mais vivo repúdio.


Oxalá que a justiça seja capaz de conter os maus-instintos deste tipo de meliantes.