sábado, 10 de março de 2018

Quem, quando e onde falaram de Anais - Intervenções na Assembleia Municipal sobre Anais (I)

Quem, quando e onde falaram de Anais.


Na sessão da Assembleia Municipal de Ponte de Lima do dia 22 de Abril de 2017 , os "deputados" eleitos pelo Movimento 51 apresentam um voto de congratulação pelos 500 anos do Foral Manuelino de Penela de Albergaria. 



Esta proposta de Voto de Congratulação foi apresentada pelo Dr. Casimiro Magalhães (do Movimento 51) e foi aprovada com duas abstenções. 



Aqui fica o registo do evento. 





Voto de Congratulação

No dia 16 Outubro de 2016, comemoraram-se os 500 Anos do auto de publicação do Foral Manuelino de Penela de Albergaria, cuja sede do concelho fora na freguesia de Anais. Foral este com relevância na definição actual duma grande maioria das freguesias do concelho de Ponte de Lima.

Considerando o respeito e o merecimento da história dos nossos antepassados, os usos e costumes da nossa existência, na esteira do princípio da representatividade, do espírito democrático e de independência das nossas raízes. 

O Movimento 51 propõe, assim, à Assembleia Municipal de Ponte de Lima que preste um voto de congratulação pela celebração e reconhecimento desta data histórica para a freguesia e também para o concelho.

Ponte de Lima, 22 de Abril de 2017,

0 Grupo Municipal do Movimento 51


Documento: Aqui


(Fonte:  http://www.cm-pontedelima.pt/pages/371?folders_list_11_folder_id=404)


Nota: Infelizmente, e sem qualquer tipo de explicação, os Órgãos Autárquicos da freguesia deixaram passaram, na penumbra de um quase absoluto esquecimento, esta importantíssima data.


Poucas freguesias têm tão extremosos motivos para se orgulharem do seu passado histórico, mas talvez em nenhuma se veja um tão grande "alheamento" (para não dizer desprezo), falta de brio e de vontade de enaltecer o que de mais nobre existe na sua terra.  

Seja por esquecimento, seja "inércia" cultural... é pena!

1 comentário:

  1. Eu fiz tudo o que estava ao meu alcance. Com muito gosto e orgulho recebemos na Sede da Junta o ilustre historiador Dr Matos Reis. Secretário e Tesoureiro significaram a efeméride

    ResponderEliminar