Comentário "postado" no facebook:
Este perfil de Facebook, usa uma imagem de um brasão da Freguesia de Anais o qual já tem uma pagina oficial no Facebook e um "blog" com toda a informação necessária. Este perfil foi criado apenas para o interesse de alguém que quer promover um blog, no qual apenas sao publicadas noticias acompanhadas de criticas feitas por uma toupeira que continua a tentar dar rasteiradas com onomes e moradas falsas, usando Facebook's falsos e queixas em entidades publicas, mas sempre ocultando a verdadeira identidade. Mas o povo de Anais, nao e ceguinho e por isso mesmo o nosso querido presidente foi reeleito esmagando por completo a concorrência. E deixando com inveja e rancor aqueles que apenas defendem os seus interesses, invés de pensar num Futuro comprometedor para a Freguesia de Anais. Atenção isto é apenas um comentario de um internauta atento.»
A minha resposta.
Caríssimo Sr. “Joana Limiana”:
Confesso que não pretendia desperdiçar tempo a responder à sua ridícula redacção. Contudo, depois de ler essa espécie de texto, tão cómica e infantil, fiquei movido de uma infinita compaixão, dado o visível esforço do seu autor. E, confesso, estou-lhe imensamente grato pelo momento de descontrolado riso que me proporcionou. Há muito que não via tanto disparte em tão pouco texto.
Bom! Comecemos pela questão do perfil…
Com que moral se arroga o Sr. para criticar o perfl por mim usado, que nada tem de ilegal, de enganoso ou de fraudulento, quando o Sr, criou e está a usar este “perfil fake” – esse não é o seu nome, não é do género feminino, mas sim masculino… (repare que, termina a dizer que é “UM internauta atento”). Ou seja, se alguém está a violar as regras e a usar uma identidade ilegítima, é o Sr.
Depois vem a questão do uso dos elementos identificativos da freguesia. Em nenhum lugar foi referido que se trata de uma “página oficial”. Aliás, o subtítulo do blogue onde se encontra ancorada a página de facebook, se acaso souber ler, verá que está plasmado, de forma bem visível e inequívoca, que se trata de um “blogue não oficial”. Por outro lado, a freguesia é uma entidade colectiva de cujos seus habitantes são co-proprietários. Ou seja, Anais não pertence ao Sr., pertence a todos os seus habitantes, naturais, residentes, compatriotas, etc.
Se o caríssimo Sr, soubesse ler e interpretar uma inscrição básica em português simples, teria visto que o perfil de facebook é esclarecedor, indicando que se trata de “notícias e cusquices” e não de “informações” oficiais ou oficiosas. Ora, a liberdade de informar garante que, legalmente, uma notícia não carece de autorização de ninguém nem pode ser impedida a sua difusão – é uma liberdade básica que eu decidi usar.
Há, depois, a conexão à política, que Sr. faz, de forma execrável e patética. O que há de “política” nas minhas publicações feitas no facebook? Onde, quando e como pode estabelecer uma ligação entre a informação que foi publicada e alguma corrente partidária?
E, já agora, em quê e porquê, as minhas “postagens” ofenderam Anais ou os seus habitantes?
Quem se sentiu ofendido, melindrado ou injustiçado com aquilo que eu publiquei?
Finalmente há a questão da linguagem.
Pelo conjunto de erros ortográficos, sintácticos e de semântica, não tenho grande dificuldade em identificar a ignorância, rudeza e a falta de verticalidade do autor.
Por que raio não esteve calado em lugar de escrever barbaridades como esta:
“invés de pensar num Futuro comprometedor para a Freguesia de Anais”.
“Comprometedor” significa: que envergonha; que coloca em perigo; que é traiçoeiro; que prejudica, que impede, etc. …
Quem se der ao trabalho de ler o comentário que o Sr, aqui “postou” já fica a saber quais são as intenções, o tipo de pessoa que é e aquilo que pretende. O Sr. enterra-se sozinho, não necessita da minha ajuda!
Continue, portanto, a lutar por “um futuro comprometedor para Anais”. Pelo contrário, no que depender de mim, “Anais terá um futuro bem mais PROMISSOR”.
Para pesadelo de intelectuais da sua estirpe e quilate e com o seu grau de seriedade, o facebook desbloqueou o meu perfil por mais uns dias
NOTA: Não era essa minha intenção, porém, se é “guerra” que pretende, estou pronto para a luta. Vamos a isso!