quinta-feira, 5 de abril de 2018

Curiosidades – I (Este ano haverá vinho?)


Em tempos idos, mas não muito longínquos,  a sabedoria popular incluía alguns prognósticos sobre a vida económica da população.

Numa sociedade eminentemente rural, a abastança das colheitas era a maior preocupação.

Rezava a sabedoria dos nossos antepassados que no dia de São Vicente Ferrer, dia 5 de Abril, se vaticinava a produção de vinho, desse ano. Assim, se nesse dia chovesse, “não haveria vinho”; se, pelo contrário, estivesse bom tempo, seria “um ano farto de vinho”.

Curiosamente, hoje, dia de S. Vicente Ferrer, não choveu!

A propósito:

São Vicente Ferrer foi um santo religioso dominicano, nascido na Espanha em 1350. 
S. Vicente Ferrer viveu nos tempos difíceis do cisma na Igreja do Ocidente, que resultou na existência de dois Papas: um em Avignon (França) e outro em Roma.

Após o conclave que elegeu Urbano VI como Papa, os cardeais declaram inválida a eleição e escolheram Roberto de Genebra que tomou o nome de Clemente VII. Assim, Urbano VI manteve-se como Papa, em Roma, e Clemente VII exerceu o pontificado a partir de Avignon. Os Papas que, neste período, exerceram o seu pontificado em Roma ficaram conhecidos por “Papa” e aquelas que exerceram o papado fora de Roma (em Avignon ou em Pisa), ficaram conhecidos como “anti-Papa”. 

Portugal manteve-se  fiel ao Papa (de Roma).

0 comentários:

Enviar um comentário